Failover é o mecanismo que permite que um sistema, serviço ou infraestrutura migre automaticamente para um ambiente secundário quando ocorre uma falha.
Ele não é a “tolerância a falhas” em si, mas a engrenagem que viabiliza essa tolerância, garantindo que a operação continue mesmo diante de panes em servidores, redes, links ou equipamentos críticos.
O ambiente corporativo depende integralmente das soluções de Tecnologia da Informação (TI). Não é viável iniciar as atividades em um supermercado, banco, aeroporto ou indústria, controlando e desenvolvendo as operações, sem a disponibilidade dos sistemas de computador.
Diante dessa realidade, torna-se imprescindível que alternativas estejam à disposição quando de algum fato que possa inviabilizar o acesso aos sistemas, ERP e aplicativos.
Certamente, você já deve ter vivido alguma experiência na qual não pôde realizar uma compra ou obter alguma informação em função do “sistema estar fora do ar”, uma condição frustrante para o usuário e que acarreta prejuízos para o empreendimento que fica impedido de operar.
O que é failover?

O failover é um mecanismo que, diante de possíveis falhas, possibilita a continuidade das operações e impede a interrupção dos serviços.
Trata-se de um componente secundário que assume as operações frente aos problemas.
Essa importante solução pode ser ativada tanto no formato manual quanto no automático.
Nos casos envolvendo uma operação manual, o ambiente sofre com a instabilidade das soluções, pois existe um tempo para que se regularize a situação. No entanto, em poucos minutos os serviços estão disponíveis e a operação não será paralisada.
Já em um processo automático, a comutação acontece em segundos e, na maioria das vezes, os usuários nem percebem que houve um problema.
A operação não é interrompida: o ambiente secundário assume imediatamente, enquanto a falha é tratada em segundo plano, preservando a continuidade do serviço.
Benefícios do failover automático em operações críticas
Não é difícil reconhecer que o failover automático é essencial, especialmente em operações críticas.
Para isso, será necessário que sua empresa conte com sistemas redundantes que assumam a operação nos casos de falhas, portanto, é necessária uma estrutura à parte de:
- servidores,
- storages,
- no-breaks,
- fontes de energia,
- sistemas operacionais,
- aplicativos,
- softwares, etc.
A partir dessa solução, é possível ter mais rapidez no processo de recuperação e uma redução dos impactos negativos gerados quando de possíveis falhas estruturais.
O failover, portanto, é um sinônimo de confiabilidade para ambientes de alta demanda, possibilitando a continuidade dos processos mesmo diante de possíveis problemas.
Failover aplicado no Firewall as a Service da CL9

Ao contratar o pfSense como solução de firewall e roteador de código aberto na CL9 Tecnologias, sua empresa garante recursos avançados de segurança e conectividade.
Isso proporciona a tranquilidade de saber que as operações estão protegidas e em pleno funcionamento.
Nessa solução, as seguintes funcionalidades são disponibilizadas:
- configurações seguras para conexões remotas,
- proteção contra interrupções e ataques cibernéticos,
- implementação de VPN segura, controle de acesso e gerenciamento de tráfego,
- failover automático e suporte para operações críticas.
O Firewall as a Service da CL9 assegura a continuidade das operações. Trata-se de uma solução integrada, ideal para ambientes de alta demanda e empresas que buscam facilidade no gerenciamento.
Com recursos avançados como escalabilidade, flexibilidade e fácil integração com as infraestruturas existentes, além de suporte tecnológico e atualizações contínuas, sua empresa garante segurança e controle de TI.
O custo é transparente e justo, permitindo que seu empreendimento se junte ao grupo seleto de organizações com total domínio sobre sua operação.
Vale a pena entrar em contato com a CL9 e conversar com um especialista para obter um atendimento personalizado e voltado a atender as particularidades do seu projeto!
(Imagens: divulgação)
